quinta-feira, 15 de março de 2012

Quero ser mulher-a-dias

Pois é... continuo com bastante tempo livre para a escrita, graças à Troika e a todos vocês, que andaram a viver acima das vossas possibilidades durante anos e obrigaram o governo a financiar o BPN, a dar esmolas à Lusoponte e a pedir-me para devolver metade dos meus subsídios de férias e de Natal. Espera aí...! Mas eu não tenho subsídio nenhum (apesar de ter trabalhado ininterruptamente nos últimos 4 anos...), sou trabalhador independente!!! Agora é que fiquei mesmo indignado!
Infelizmente, a indignação não paga contas e, para além da escrita, tenho-me dedicado à procura de emprego, o que nesta altura do campeonato, tendo em conta a minha profissão, não é especialmente fácil. Ando mesmo a considerar a hipótese de seguir o conselho do nosso primeiro-ministro, dar largas ao meu espírito empreendedor, reconverter a minha carreira e apostar num sector de actividade completamente diferente e com excelentes perspectivas de futuro. Estou a fazer planos para me tornar a curto prazo... preparem-se...: o primeiro homem mulher-a-dias de Portugal! Esta ideia surgiu-me ontem quando me ligaram de uma multinacional do ensino de língua inglesa, em resposta a uma candidatura que, entretanto, enviara:
- Dr. Carlos, estou-lhe a ligar do XXX para saber se tem disponibilidade para uma entrevista.
Eu, que há uns anos atrás tinha sido contactado pela mesma empresa e sabia que não eram propriamente uns mão largas, quis obviamente saber qual era o vencimento. Tratava-se de um horário misto (laboral e pós-laboral) de 20 e tal horas por semana.
Digo eu:
- Sim claro, mas já agora, será que me pode adiantar o valor de honorários/hora?
- Por hora não posso precisar, porque depende das semanas, mas são aproximadamente 450€ por mês, a RECIBOS VERDES!
Ora, aqui o Carlinhos não é nenhum Nuno Crato mas sabe fazer contas e concluiu que, entre contribuição para a Segurança Social, IRS (21,5%), gasóleo e alimentação, ia ganhar mais ou menos 100€ por mês. Por hora...enfim, é só fazer as contas... Está bem que eram cem eurinhos líquidos, mas mesmo assim! Se calhar sou eu que sou um ganancioso do caraças...
E foi neste hilariante contexto, que me despedi da simpática senhora e que começou a germinar em mim a ideia de me tornar empresário por conta própria no ramo da higienização do lar. Sempre posso receber, pelo que dizem, algum por baixo da mesa e a senhora que limpa o meu prédio até diz que o trabalho é bom de se fazer, não dá chatices e até consegue "tirar mais ao fim do mês" do que um professor de Inglês a trabalhar para uma grande multinacional do ensino.
Portanto, meus amigos e minhas amigas, façam como eu. Não sejam piegas, vão mas é bulir porque empregos não faltam! É preciso é que as pessoas queiram trabalhar; em vez de andarem a perder tempo com blogs e essas modernices...! 


        

2 comentários:

  1. Também já fui contactada por essa grande multinacional... E, à tua semelhança, também fui gananciosa e recusei a oferta choruda... É natural que tenham pouco dinheiro para oferecer aos professores, depois da contratação para a sua publicidade de "ilustres personalidades algarvias", esses sim, verdadeiros profissionais...

    ResponderEliminar
  2. Olha, Carlinhos, quase todos os dias recebo papéis na minha caixa de correio de senhoras-a-dias a oferecer os seus trabalhos . Ontem, curiosamente, li um que por 5.50€/hora faz todo o trabalho doméstico. Se trabalhar 8h/dia, são 44€ limpinhos, livres de Ivas e Irs! Olha que não está muito mal. 264€/semana (se trabalhar aos sábados)não está nada, nada mal...Ah! E oferecia os produtos de limpeza, a santa! É melhor pensar bem numa outra opção...isto de ser professor já não é o que era! Beijos

    ResponderEliminar